IX Workshop de Informação, Dados e Tecnologia
IX WIDaT
IX WORKSHOP DE INFORMAÇÃO, DADOS E TECNOLOGIA
Tema: Inteligência Artificial e Humana: transformações tecnológicas, organizacionais e sociais
De 18 a 20 de junho de 2026
Goiânia-GO
O Workshop de Informação, Dados e Tecnologia (WIDaT) é um evento de integração das comunidades que trabalham com dados no Brasil, abrangendo os campos científico, da iniciativa privada, estatal e da sociedade civil. Seu principal objetivo é proporcionar um fórum de discussão entre pesquisadores e profissionais com formação em áreas relacionadas à Informação, tais como Ciência da Informação, Gestão da Informação, Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia, Computação, Sistemas de Informação, Engenharias, Matemática Aplicada, Administração e áreas afins, além de grupos detentores de conhecimentos tradicionais, visando ao compartilhamento de pesquisas, projetos e iniciativas inovadoras.
O tema proposto para 2026 tem como objetivo promover a geração e a difusão de conhecimentos científicos acerca da inteligência artificial (IA), em articulação com aspectos humanos que a sustentam, complementam ou contrapõem o acelerado avanço desse tipo de tecnologia. O tema também sugere reflexões e um olhar crítico sobre os impactos da conjunção (ou disjunção) entre a IA e o ser humano na sociedade e nas organizações públicas e/ou privadas.
O evento, que ocorre há nove anos, será sediado na cidade de Goiânia (Goiás) e está sendo organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Goiás (UFG), pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) / Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Goiás (SENAI Goiás) e pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict). Além das reconhecidas vocações relacionadas ao agronegócio e às indústrias de alimentação, vestuário, farmacêutica e mineração, o estado de Goiás tem se destacado no cenário nacional por diferentes iniciativas voltadas à formação, à pesquisa e ao desenvolvimento científico e tecnológico em inteligência artificial, como a criação do primeiro curso de graduação em IA do Brasil, a instalação de uma das principais unidades da EMBRAPII no país (CEIA – Centro de Excelência em Inteligência Artificial) e o pioneirismo na aprovação de uma lei estadual de incentivo ao desenvolvimento de recursos em IA.
A comunicação científica promovida pelo WIDaT 2026 contará com a submissão de trabalhos completos que, uma vez aprovados, deverão ser apresentados oralmente nas sessões científicas do evento. Os trabalhos submetidos devem consistir em estudos concluídos e/ou em andamento, desde que apresentem resultados e conclusões, ainda que parciais.
Participe conosco!