Histórico
Percurso Histórico de Criação do PPGCI
O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal de Goiás (UFG) resulta de um processo contínuo de desenvolvimento acadêmico e institucional vinculado aos cursos de Graduação em Biblioteconomia e em Gestão da Informação da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC/UFG). Sua criação está alicerçada na consolidação de ações voltadas à produção de conhecimentos científicos e tecnológicos, ao enfrentamento de barreiras que comprometem o acesso e uso da informação, e à promoção de práticas inovadoras de organização, tratamento e disseminação da informação no âmbito de comunidades, organizações e da sociedade brasileira.
Origem do Curso de Biblioteconomia na UFG
A implantação do curso de Biblioteconomia em Goiás, já percebida anteriormente, ganhou força na década de 1970 com a atuação de Marietta Telles Machado, em resposta ao dinamismo cultural, científico e tecnológico da região. O curso foi aprovado pela Resolução nº 135, de 5 de setembro de 1979, com 20 vagas iniciais a partir de 1980, apresentando um currículo de caráter mais técnico que o proposto pelo CFE/MEC (1962).
Em 2015, passou por adequações curriculares e renovação de reconhecimento pelo MEC, seguida de nova reforma, implantada em 2017, com foco educacional, cultural e social. Desde 2005, o curso investe na capacitação de seu corpo docente e na formação de doutores.
Criação do Curso de Gestão da Informação na UFG
Em 2008, no âmbito do Programa REUNI/MEC, foi proposta a criação do Curso de Gestão da Informação, desenvolvido de forma interdisciplinar e aprovado pelo CONSUNI/UFG (Resolução nº 16/2008), com início das atividades em agosto de 2010. O curso tem como objetivo formar profissionais capazes de planejar, implementar e avaliar fluxos, produtos e serviços de informação, atuando estrategicamente em organizações com base em fundamentos da Ciência da Informação, Ciência da Computação e Administração. Sua criação também possibilitou a ampliação do quadro docente da unidade, com a incorporação de oito novas vagas, todas hoje ocupadas por doutores, ampliando a excelência acadêmica da FIC/UFG.
Especialização e Consolidação da Pesquisa
As ações conjuntas dos cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informação resultaram na criação, em 2007, do curso de especialização lato sensu Avaliação de Ambientes Informacionais (ESAMI), posteriormente atualizado para Gestão e Avaliação da Informação (2012-2016). Esse curso teve como foco a capacitação de profissionais em gestão e avaliação da informação e gerou dois produtos relevantes:
- Produção científica – resultante de pesquisas sobre preservação digital, ambientes virtuais de aprendizagem, inteligência competitiva, gestão de mudanças, serviços virtuais e competência informacional, culminando em dez artigos publicados.
- Evento acadêmico – o Seminário de Gestão da Informação (2014), que reuniu 150 participantes entre docentes e discentes e possibilitou ampla divulgação das pesquisas realizadas.
Criação do NGPTI e Expansão da Produção
Em 2014, foi criado o Núcleo de Estudos em Gestão, Políticas e Tecnologias da Informação (NGPTI/UFG), consolidando um espaço interdisciplinar de pesquisa e inovação. Nesse contexto, foi desenvolvido o Laboratório de Políticas Públicas Participativas (L3P), dedicado à concepção de metodologias e tecnologias voltadas à participação social na formulação de políticas públicas.
Entre 2014 e 2017, o NGPTI organizou o Encontro Nacional de Gestão, Políticas e Tecnologias da Informação (ENGI), com grupos de trabalho e publicações em anais digitais, fortalecendo a rede de pesquisa e a produção acadêmica da área.
Avanços Rumo ao PPGCI
O NGPTI manteve agenda contínua de debates e pesquisas, reunindo docentes dos cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informação. Em 2019, promoveu o Seminário Goiano de Ciência da Informação, com a participação de representantes da CAPES e da ANCIB, voltado ao planejamento do futuro programa de pós-graduação.
Em 2021, foi instituída oficialmente, por meio da Portaria nº 64 do Conselho Diretor da FIC/UFG, a Comissão de Planejamento do PPGCI, que passou a acompanhar as dinâmicas da pós-graduação da instituição e a elaborar a proposta submetida à CAPES.
Parcerias e Internacionalização
O processo de estruturação contou com consultoria especializada para o alinhamento da proposta às orientações do documento da Área 31, publicado em 2023.
Ainda em 2023, foi firmado acordo internacional entre a UFG e a Escola Superior de Jornalismo de Moçambique. No mesmo ano, foi realizado o I Seminário de Estudos e Pesquisas em Ciência da Informação, de caráter internacional, envolvendo Brasil, Uruguai e Moçambique, cujo produto foi um e-book publicado pela Editora da ABECIN.
Estrutura de Pesquisa e Produção Científica
Outro marco importante foi a implementação do Laboratório DataUFG, aprovado no edital MCTI/FINEP/CT-INFRA 04/2018, que abriga o “Lab 3 – Gestão de Dados de Pesquisa Científica”, com infraestrutura dedicada à caracterização, modelagem, mapeamento, abertura e preservação de dados de pesquisa.
As temáticas de pesquisa dos docentes envolvidos abrangem Organização e Representação da Informação, Web Semântica e Linked Data, Dados Científicos, Epistemologia da Ciência da Informação, Gestão da Inovação, Comportamento e Competência Informacional, Informação Antirracista, Formação do Profissional da Informação, Estudos Métricos, Comunicação Científica, Tecnologias Analíticas, Business Intelligence, entre outras.
Reconhecimento do PPGCI/UFG
A trajetória (1980–2023) de formação, pesquisa e extensão dos cursos de Biblioteconomia e Gestão da Informação consolidou a base para a criação do PPGCI/UFG. A proposta do Mestrado em Ciência da Informação foi submetida à Plataforma Sucupira em 21 de março de 2024 (APCN nº 91/2024, calendário 2023). A ficha de avaliação foi publicada em 18 de novembro de 2024. Finalmente, o curso foi reconhecido pela Portaria MEC nº 223, de 20 de março de 2025, após aprovação pela CAPES, em deliberação ocorrida durante a 234ª Reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES).